mercredi 4 décembre 2013

Nova parceria

Mais uma parceria, destas que move o DuoAnfibios em suas criações. 
Juliana Notari e Jairo Pereira se juntam para o projeto "Ainda estamos vivos", uma série de obras que discute as diversas formas de opressão, e a maneira como as pessoas se relacionam dentro disso. 
Dois anti-conformistas que usam o ser artista, em prol às causas que os afetam efetivamente como o racismo e o machismo. 
Nestas pesquisas, se aprofundam na síntese da criação de obras que comuniquem com os mais diversos públicos e no caso deste projeto, realizados sempre em espaços públicos. 
Quando os artistas optam em colocar suas obras nas ruas de uma cidade tão caótica e tenaz como São Paulo, se almeja claramente a quebra do ciclo do cotidiano de centenas de pessoas que circulam naquele espaço, naquele certo momento. Cria-se instantaneamente uma relação entre individuo – espaço – tempo, ou seja, um evento.

Espera-se a quebra desta relação que a cidade de São Paulo propõe, em que os seres habitantes entram num ritmo frenético do dia-a-dia, saindo de suas casas, munidos de seus carros, e entrando no que a artista Priscilla Davanzo chama de "Caixas Herméticas". Existe a não-relação com o espaço publico e com a cidade como um todo, esquecendo dos diversos contextos existentes. 

Mudar o cotidiano destas pessoas, levando uma performance, um manifesto poético, estético, discutindo o que também é corriqueiro e comum como o genocídio , o racismo e a forma velada que se trata no meio do caos e desta eterna relação monetária, é o que se almeja. 
A primeira obra "Os Mendonças" aconteceu na Rua Oscar Freire, na cidade de São Paulo no dia 16 de novembro. 
Vejam o video: http://www.youtube.com/watch?v=EPIKHLzArAk
Em “Os Mendonças” , a marionetista Juliana Notari e o ator Jairo Pereira colocam na rua 5 personagens mascarados e marionetizados, que representam o sistema de opressão que é mantido vivo por centenas de anos no Brasil e que impossibilita o desenvolvimento social e a valorização do negro, resultando em dados alarmantes como o genocídio étnico desta juventude.

Os Mendonças são os quatrocentões , os recentes descendentes dos bandeirantes, dos colonizadores pioneiros do Brasil , que durante o ato se relacionam de forma opressora com o ator negro, que é a resistência. 



No dia 22 de dezembro, Jairo e Juliana apresentam no Sesc Santana, outra performance, que se chama Solstício
Performance interativa que nasceu a partir da necessidade de discutir o que são as relações e inter-dependências entre as pessoas no hoje, e nada mais simbólico que o Natal como espaço-evento para que isso aconteça.
Julliana Notari investiga essa relação “unipersonal” com o publico já a algum tempo, que aqui é colocado intimamente em cena, em meio aos dois artistas.
As historias são contadas como uma conversa de dois amigos que não se encontram há muito tempo e que viram, passaram e viveram lugares desconhecidos. 
Em janeiro e fevereiro, estarão no Sesc Bom Retiro com a obra "Para Eulalia". Dois atores, poemas eróticos, objetos e uma marionete que quer se libertar: esses são os elementos essenciais que se fundem e dão corpo a esta performance.
Eulália é metade mulher, metade marionete. Ela tem algo a dizer e não consegue, pois comeu uma flor, e agora está engasgada. Ela quer falar, é algo belo, mas fica embebecida com o gosto da própria flor, que é o sentimento, a essência do quer quer dizer. Toda vez que cria coragem, o gosto da flor toma conta de seu corpo e esquece as palavras.
O dois atores tentam traduzir o que Eulália nunca consegue falar, num dialogo poético acompanhado de imagens, gestos resignificando objetos do cotidiano desta personagem.
Eles querem libertar a marionete, o amor em flor e os afetos. 

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire


salut!!!

Qui êtes-vous ?

Brazil
A cia DuoAnfibios foi fundada em 2004, por Juliana Notari e desde então desenvolve pesquisas nas artes das marionetas e outras artes.Passou um período de 4 anos de residencia na França para se aprofundar e desenvolver novas tecnicas de construção e manipulação. Realizou grandes turnês em diversos paises como: Argentina, Bolivia, Brasil, España, Francia, Italia, Letonia, Suiça, Republica Checa, Korea y Mexico.